[gtranslate]

A Ações e Projetos

Quintais Produtivos: Resgatando Valores e Saberes

Iniciativa  do Centro de Formação e Organização Comunitária (CEFORC),  esta proposta consiste em promover visitas de intercâmbio para que agricultoras, agricultores, jovens e demais moradores da comunidade quilombola do Amola Faca, na cidade de Livramento da Nossa Senhora, Bahia,  possam trocar experiências e conhecer novos saberes alinhados à realidade em que vivem, com foco no uso sustentável da terra, por meio do quintal produtivo. As visitas  serão realizadas nas Comunidades de  Várzea Gande, Rocinha, Passa Quatro e Barrinha. Todas elas, já com  quintais produtivos implantados com sistema de cisternas de produção.

A ideia é que os participantes possam conhecer técnicas de implantação e manejo dos quintais produtivos e saber mais sobre adubação verde, compostagem, conservação do solo e da água, práticas de convivência com o Semiárido,  como a cisterna de produção e cultivo agroecológico.

Entre os objetivos estão o de contribuir para a geração de renda e para a melhoria da qualidade de vida das famílias da Comunidade Quilombola do Amola Faca, a partir do resgate de valores e saberes relacionados ao quintal produtivo e à segurança alimentar.

Esta proposta é apoiada pelo Programa Semear por meio da segunda edição do Edital de Apoio a Propostas de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasil.

Foto: Programa Semear/ Márcia Menezes

Projeto encerrado.