[gtranslate]

A Ações e Projetos

‘Mandacaru’, um lugar onde germinam frutos que fortalecem mulheres em Pernambuco

Esta proposta, do Centro de Desenvolvimento e Cidadania, situado em Recife, Pernambuco, pretende realizar um intercâmbio no assentamento Mandacaru, em Petrolina, com a participação de 50 mulheres da Comissão Permanente de Mulheres Rurais e grupos vinculados: agricultoras familiares, indígenas, quilombolas, assentadas e pescadoras. A ação será realizada a partir da experiência de produção, organização, comercialização e gestão do Grupo de Mulheres Xique Xique, que trabalha com horticultura orgânica e certificada, produção de artesanato e de doces.

Vale destacar que o Grupo de Mulheres Xique Xique, situado no Assentamento Mandacaru, em Petrolina, nasceu da organização da Associação de Agricultores e Agricultoras do Assentamento, em 2003. O grupo vem construindo uma rica trajetória de organização, produção, comercialização e empoderamento de mulheres no Semiárido Pernambucano.

Entre os objetivos da proposta, podemos citar: contribuir para a ampliação das redes de produtoras agroecológicas por meio do intercâmbio de experiências das mulheres que buscam promover a produção na agroecologia e apoiar o fortalecimento de iniciativas de enfrentamento às desigualdades de gênero, a exemplo das diversas formas de violência contra a mulher, como dimensão da agroecologia, bem como incentivar seu acesso aos Programas de Compras institucionais (PAA, PNAE).

A proposta é apoiada pelo Programa Semear por meio da segunda edição do Edital de Apoio a Propostas de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasil.

Foto: CDC – Centro de Desenvolvimento e Cidadania.