[gtranslate]

A Ações e Projetos

Ação com cadernetas agroecológicas marca participação do Pró-Semiárido em Congresso Internacional

12/12/2019

17 agricultoras dos territórios de identidade Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina participaram da Roda de Conversa – Diálogos sobre a proposta das “Caderneta Agroecológica”, que aconteceu nesta quarta-feira, 04, durante a Primeira Jornada de Agroecologia do Sertão do São Francisco, que fez parte da programação do II Congresso Internacional Interdiciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD).

O momento que também reuniu cerca de 15 técnicos e técnicas, foi mediado pela equipe do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) através da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) com financiamento do Fundo Internacional Agrícola (Fida). O objetivo da roda de diálogo foi de possibilitar a troca de experiências entre as mulheres, entre os técnicos e técnicas e, entre as equipes técnicas e as mulheres agricultoras buscando refletir e dar visibilidade ao trabalho feminino.

 

“Foi o momento em que elas colocaram o que as cadernetas têm feito na vida delas. Tivemos depoimentos muito ricos de sentimentos, mas tivemos momentos de análise dos dados, dos números e das observações que elas mesmas estão fazendo sobre as cadernetas. Um elemento nos chamou bastante atenção, pois todas traziam elementos da valorização do trabalho delas, desse trabalho miúdo do entorno na casa e das atividades domesticas”, destacou a assessora de gênero do Pró-Semiárido, Elizabeth Siqueira.

As caderneta é uma ferramenta desenvolvida pela organização não-governamental CTA Zona da Mata de Minas Gerais que permite que as agricultoras possam anotar e fazer o controle sobre o que produzem em seus quintais. Nelas as mulheres tomam nota do que venderam, doaram e consumiram e conseguem mensurar a renda monetária e não-monetária gerada a partir do seu trabalho.

A agricultora Patrícia Bonfim, é da comunidade Canavieira em Senhor do Bonfim. Ela foi uma das mulheres que participou da roda de diálogo e que gostou do debate sobre a caderneta. “Eu achei o evento interessante pra gente saber mais sobre a caderneta. Com a caderneta a gente aprende a ter o controle de casa e saber que a mulher tem seu valor. Antes eu não anotava, mas com a chegada do projeto eu passei a usar. É muito bom saber, porque você tem a base do que você gasta”, explica Patrícia.

O II Congresso Internacional Interdiciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (CIIERD) acontece no Complexo Multieventos da UNIVASF em Juazeiro (BA) no período de 04 a 07 de dezembro.

Apresentação de trabalhos

Além da roda de conversa sobre as cadernetas, o Pró-Semiárido esteve representando no evento por técnicos e técnicas que apresentaram 14 artigos científicos sobre ações e resultados expressivos do projeto nos 32 municípios de atuação, localizados nos nos territórios Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe.