[gtranslate]

N Notícias

Técnicos dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil participam de workshop em gênero promovido pelo Semear Internacional

Técnicos dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, representantes da sociedade civil e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) se reuniram em Fortaleza-CE para um série de atividades promovidas pelo Programa Semear Internacional e o FIDA. Foram criados dois grupos de trabalho envolvendo os projetos e realizado um workshop abordadndo as questões de gênero no semiárido nordestino. A rodada de atividades foi aberta oficialmente pelo gerente de programas do FIDA para o Brasil, Paolo Silveri, pelo oficial de programas do FIDA para o Brasil, Hardi Vieira, e pela coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

A programação foi iniciada com a criação oficial do Grupo de Trabalho em Gestão do Conhecimento, composto por profissionais de todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. Eles apresentaram algumas ações implementadas pelos projetos e discutiram as melhores maneiras de difundi-las em todos os estados, através da elaboração de intercâmbios e ações de comunicação direcionadas.

Em seguida foi iniciado um workshop reunindo assessores em gênero de todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, onde foi apresentado um diagnóstico produzido pela consultora em gênero do FIDA, Rodica Weitzman, com os principais resultados de uma análise das ações implementadas feita a partir de questionários preenchidos pelas equipes de gênero dos projetos.

Como resultado deste workshop, também foi criado oficialmente o Grupo de Trabalho em Gênero envolvendo os projetos. Um debate sobre o que os projetos poderão implementar para impulsionar ainda mais as ações ficadas em gênero junto ás comunidades beneficiadas, encerrou o dia de atividades.

Os grupos de trabalho foram criados em parceria com o Programa Semear Internacional e se propõe a desenvolver ações de gestão do conhecimento e gênero conjuntas entre os projetos, além de elaborar trabalhos junto aos beneficiários, desenvolver publicações e promover capacitações em diversos temas, principalmente ligados a questão de gênero.

“Com estes grupos, os profissionais terão mais unidade na elaboração destas ações voltadas a disseminação de boas práticas, intercâmbios e trabalhos focados em gênero junto aos beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. Foi um grande passo que estes profissionais deram após este dia”, disse a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo..

Participaram deste workshop, representantes dos projetos Procase, da Paraíba; Viva o Semiárido, do Piauí; Pró-Semiárido, da Bahia; Dom Távora, de Sergipe; Paulo Freire, do Ceará, e Dom Helder Camara, que atua em diversos estados do Brasil. Entre as entidades confirmadas estão o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco, Centro Feminista 8 de março, secretaria adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais do estado do Maranhão, Programa Semear Internacional, FIDA e IICA.

“Foi um dia bastante produtivo e uma grande iniciativa do Programa Semear Internacional. Unificar os projetos para ações voltadas para gênero e gestão do conhecimento é uma contribuição muito importante dentro do que o FIDA deseja implementar nos projetos em curso aqui no Brasil”, disse o gerente de programas para o Brasil, Paolo Silveri.