[gtranslate]

P Publicações

Livro

Perfil Da Pobreza: Norte e Nordeste Rurais

Este estudo apresenta uma análise da evolução da pobreza e da extrema pobreza no Brasil, contemplando quatro categorias de ruralidade: domicílios agrícolas, pluriativos, rurais não agrícolas, urbanos não agrícolas.

Além de verificar se a pobreza e a extrema pobreza diminuíram e quantificar essa redução, a publicação mostra a relação dessa realidade com as mudanças na ruralidade, envolvendo os quatro grupos citados acima, compreendendo o período entre 2004-2013.

Na obra, o leitor poderá encontrar uma série de indicadores e sua evolução, considerando-se domicílios extremamente pobres e pobres em cada uma das quatro categorias demográficas (ou, de ruralidade), destacadas no texto.

A partir do Censo 2010 foram gerados mapas de pobreza por município, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste, traçando um comparativo com outras áreas do país. O Censo Agropecuário 2006 também foi utilizado com o objetivo de caracterizar as diferenças presentes nos estabelecimentos de agricultura familiar entre as regiões Norte e Nordeste em comparação ao restante do Brasil.

A publicação mostra, ainda, que a capitalização da agricultura familiar nas regiões Norte e Nordeste é um passo fundamental para a redução dos níveis de pobreza e das diferenças regionais.

A obra integra a Série de Estudos sobre a Pobreza Rural, fruto de uma parceria entre o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com apoio do Programa Semear.

A seguir, acesse as versões em português e inglês.