[gtranslate]

N Notícias

Gerentes do TA Agreste de Pernambuco visitam agricultores paraibanos

18/11/2021

*a matéria jornalística tem texto de Dyovany Otaviano e Josilma Bertino, fotos de Raimundo Bertino, e foi originalmente publicada em: https://www.territoriosdeaprendizagembrasil.org/post/gerentes-do-ta-agreste-de-pernambuco-visitam-agricultores-paraibanos .

Entre os dias dia 13, 14 e 15 de novembro de 2021, os gerentes do Território de Aprendizagem do Agreste de Pernambuco – TAAPE foram à Paraíba para visitar famílias agricultoras nos municípios Caraúbas, Boqueirão e Barra de Santana, com o objetivo de fazer um levantamento das demandas e demais experiências que gostariam de conhecer para melhorar o desenvolvimento das atividades produtivas de suas propriedades.

A partir desta visita e com algumas informações coletadas, os gerentes do TAAPE organizarão um intercâmbio agroecológico que acontecerá em alguns municípios do agreste de Pernambuco e as famílias agricultoras paraibanas, dessa vez, é que irão aprender com os talentos locais pernambucanos. Os talentos são também agricultores familiares quem têm um diferencial em suas propriedades nas formas de produção, criação animal, beneficiamento de alimentos, produção de forragens, farelo de palma, entre outras experiências exitosas. Desta forma, este intercâmbio visa contribuir para a troca de conhecimentos relativos ao fortalecimento e aprimoramento de suas atividades, promovendo geração de renda, permanência no campo e uma forma de vida sustentável com qualidade.

Dona Rosinete Freitas, agricultora do Sítio Luiz Gomes, do município de Caraúbas-PB, afirma que está muito feliz com o convite para participar deste intercâmbio e está muito ansiosa para adquirir mais aprendizado e investir em sua propriedade. Sendo assim, espera-se, com este intercâmbio, que os agricultores paraibanos possam aprender novas práticas e implementar, nas suas propriedades, os conhecimentos vivenciados com os talentos locais pernambucanos, para melhorar e transformar ainda mais suas vidas.