[gtranslate]

B Boas Práticas na Convivência com o Semiárido

Organização Comunitária
Encontro de Líderes Rurais

 

Registro do 1º Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul

 

O que é?

Vamos conhecer a experiência do 1° Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de setembro de 2019. A iniciativa teve como objetivo discutir a gestão dos projetos por resultados alcançados, intercambiar boas práticas e lições aprendidas, e promover a aproximação e o diálogo entre os projetos FIDA e as organizações da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM).

Estiveram presentes líderes rurais e gestores de projetos FIDA da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O encontro retratou a importância dos investimentos do FIDA na agricultura familiar do Brasil e da região, levantando ações desenvolvidas sobre temas-chave dos projetos, como monitoramento e avaliação, gestão da água para fins produtivos e acesso a recursos financeiros e mercados, seus instrumentos e metodologias aplicadas, bem como estratégias de ação nas bases, junto às comunidades e populações beneficiárias.

 

Onde aconteceu?

 

O evento foi realizado em Juazeiro, Bahia, com lideranças das organizações da agricultura familiar, camponesa e indígena filiadas à COPROFAM, a equipe do FIDA na região e os coordenadores de projetos financiados pelo FIDA em seis países da América Latina.

 

Como aconteceu?

Durante o encontro, além dos diálogos e debates, também foram realizadas visitas de campo a assentamentos e comunidades rurais beneficiadas pelo Projeto Pró-Semiárido (Bahia) e à Embrapa (Petrolina – Pernambuco), com o objetivo de promover o conhecimento e a troca de experiências e técnicas sobre as ações implementadas e os resultados observados no contexto do semiárido brasileiro.

O encontro permitiu, ainda, o aprofundamento do diálogo entre a COPROFAM e os projetos apoiados pelo FIDA, visando a construção de uma agenda de compromissos para a implementação de medidas comuns orientadas à melhoria do desempenho dos projetos nos países da região.

Os Painéis 1 e 4 trataram do tema a partir das experiências dos projetos Pró-Semiárido (Bahia, Brasil), Projeto Dom Helder Câmara II (Governo Federal, Brasil), Projetos FIDA Argentina e Projetos FIDA Paraguai, que apresentaram instrumentos distintos para monitorar e avaliar a execução dos projetos FIDA nos países do Mercosul Ampliado, de acordo com a metodologia e a diversidade do público beneficiado.

Além disso, foram apresentadas a avaliação de impacto do Programa Gente de Valor (Bahia, Brasil), o Sistema Data.FIDA (Programa Semear Internacional, Brasil) e a experiência dos Projetos FIDA Argentina em relação aos processos de medição de impactos e resultados.

A importância atualmente dada à temática tem aumentado o número e a diversidade de propostas, publicações e ferramentas na área. Constatou-se a evolução dos instrumentos de Monitoramento e Avaliação (M&A) ao longo do tempo, buscando maior eficácia no levantamento e análise de informações. Nesse sentido, algumas propostas apresentadas são soluções diretas para desafios e dificuldades inicialmente apontadas, como o caso do Sistema Data.FIDA.

Outras propostas que se destacam foram o aplicativo Olhar do Beneficiário, desenvolvido pelo Projeto Pró-Semiárido (PSA), e que permite ao beneficiário enviar textos, áudios, fotos e vídeos que mostrem o impacto do projeto nas comunidades; o Projeto Monitora, desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e aplicado no âmbito do PDHC-II, visando dar suporte para a coordenação de políticas públicas, fazer a avaliação das ações implementadas, e fornecer uma plataforma virtual de suporte para a coordenação e articulação das políticas públicas monitoradas.

A Metodologia Lume (Avaliação Econômica-Ecológica de Agroecossistemas), aplicada na Bahia pelo Projeto Pró-Semiárido (PSA) em parceria com a ONG AS-PTA, também foi um experiência citada, e que possui caráter participativo e avaliativo, visando oferecer respostas sobre resultados e impactos efetivos do projeto PSA no Semiárido baiano.

Com o diálogo, os projetos retiraram algumas considerações e lições que podem servir de base ao trabalho de todos, como a necessidade de que os indicadores internacionais sejam unificados para que haja a interação de projetos FIDA no Mercosul Ampliado, e para se alcançar uma escala global dos projetos FIDA e ampliar seus impactos regionais e nacionais.

Alguns desafios e dificuldades também foram citados, e dentro disso, algumas propostas foram elencadas para buscar a superação deles, como a estratégia de buscar meios para difundir e ampliar a digitalização de documentos e o uso de tecnologias da informação na base dos projetos.

Nos Painéis 2 e 5 foram apresentadas as experiências do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (PROCASE), realizado na Paraíba; do Projeto Paulo Freire (Ceará, Brasil); dos Projetos FIDA Argentina; do Programa ACCESOS – ASAP (Bolívia); e do Pró-Semiárido (Bahia, Brasil), com casos exitosos de gestão da água para fins produtivos.

A temática, comum a diversas regiões, é considerada fundamental na mudança de vida dos beneficiários e na questão das mudanças climáticas. Ressaltou-se a intervenção do FIDA e dos governos locais na transferência e implementação de tecnologias de baixo custo orientadas às necessidades das famílias beneficiárias, considerando os desafios e realidades locais, orientando as ações à apresentação de soluções para autoconsumo e aumento da produtividade através do uso e reuso da água.

Como boas práticas nesse quesito foram citadas experiências diversas quanto a instalação de cisternas, estações móveis de captação e tratamento de água, uso de cadernetas agroecológicas, barragens e barreiros, equipamentos de dessalinização de água, entre outros.

Sobre essa gestão dos recursos hídricos, também foram citados problemas enfrentados e estratégias possíveis para superá-los.

O tema ‘acesso a recursos financeiros e mercados’ foi debatido nos Painéis 3, 7 e 8, expondo a experiência dos projetos Viva o Semiárido (Piauí, Brasil), Dom Távora (Sergipe, Brasil), PROCASE (Paraíba, Brasil), Paraguai Inclusivo, Uruguai e Argentina. Foram apresentadas formas de superar as dificuldades de comercialização através da formação e organização dos agricultores/as, das parcerias público-privadas e da instrumentalização das práticas de projetos em políticas públicas estruturadas para a agricultura familiar.

Também foram citados casos de parcerias público-privadas na Argentina e no Chile, executadas por órgãos governamentais de países que não se vinculam necessariamente a projetos apoiados pelo FIDA. Foram demonstradas saídas para os desafios de inserção no mercado privado com acordos entre os agricultores/as e empresários/as, mediados pelos organismos públicos.

Nesse ponto da discussão, destacou-se a importância de elaborar planos de negócios articulados à realidade e viabilidade de mercado, envolvendo as comunidades e aproveitando a diferenciação dos produtos e do mercado da agricultura familiar como estratégia de comercialização.

As visitas de campo, que também integraram a programação do evento, levaram os/as participantes a conhecer experiências apoiadas pelo Projeto Pró-Semiárido nas cidades de Juazeiro, Uauá, Casa Nova e Sobradinho – Bahia; Embrapa Semiárido – Pernambuco.

Durante o evento também foram realizadas visitas de campo.

 

Como fruto das discussões, o evento apontou novos caminhos.

Por fim, o FIDA, organizações internacionais, academia e institutos de pesquisa apresentaram oportunidades de doações para investimentos na agricultura familiar da América Latina e Caribe, alguns já em execução, como o Programa Semear Internacional, o PDRT COPROFAM-FIDA, e outros em fase de implantação, como o INNOVA e o AKSAAM, que integram lições aprendidas de outros projetos e novas ferramentas de M&A.

As lideranças da agricultura familiar, camponesa e indígena no Mercosul Ampliado agradeceram ao FIDA pelo apoio técnico e financeiro para a realização desse encontro, que promoveu o intercâmbio de experiências exitosas entre os projetos FIDA e uma aproximação com as organizações representativas da agricultura familiar em sete países da região.

As lideranças reiteraram seu interesse em fortalecer essa aproximação e colaborar com os governos locais e os gestores dos projetos FIDA na melhoria da gestão, através de uma participação mais inclusiva nas fases de desenho, execução, monitoramento e avaliação, buscando fortalecer a interação entre os projetos nos países da região e a melhoria da performance e dos resultados das intervenções FIDA para a população beneficiada.

 

O que mudou?

Através do 1° Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado, foram definidos compromissos e formados grupos de trabalho, além de outras ações e resultados que foram frutos do evento. Vejamos alguns deles:

  • Foram formados dois grupos de trabalho (Brasil e Cone Sul/Andino), em que representantes dos projetos FIDA e das organizações debateram formas de fortalecer a relação institucional e o trabalho conjunto em cada um dos países.
  • O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola avaliou como positivo o desenvolvimento das atividades do encontro, cumprindo seu objetivo de reunir expertos em desenvolvimento rural, tomadores de decisões, representações de entidades beneficiárias e os governos executores, todas as partes envolvidas em projetos apoiados pelo FIDA nos sete países participantes.
  • O encontro proporcionou uma primeira oportunidade de trabalho conjunto e a criação de uma rede de compartilhamento de boas práticas, que visam a maior eficácia dos projetos e a melhoria de sua relação com o próprio FIDA.
  • Os representantes sanaram dúvidas e destacaram, ainda, a atuação do FIDA junto ao Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, no Brasil, espaço de diálogo político que envolve em um mesmo lugar o FIDA, os gestores de projetos e gestores públicos, para a discussão e elaboração de políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
  • A partir do encontro, o FIDA, por meio de seus representantes, gestores de projetos e coordenadores de doações, apresentou as seguintes propostas: 1. Criar um grupo online a fim de realizar um encontro virtual para discussão e continuação das pautas do evento. 2. Realizar reuniões nos projetos e países participantes, a fim de compartilhar as experiências e propostas acordadas neste encontro. 3. Realizar reuniões entre as organizações e projetos apoiados pelo FIDA a fim de definir agendas de trabalho conjuntas, e somente após esse contato levar ao FIDA os encaminhamentos necessários.
  • O 1° Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado contou com a participação direta de 80 pessoas de sete países da América Latina. Nos três dias de evento, foram identificadas e divulgadas boas práticas e lições aprendidas sobre os temas prioritários do encontro, e fortaleceram-se as capacidades técnicas dos participantes através do intercâmbio de experiências.
  • Além disso, foi possível melhorar a capacidade de diálogo entre representantes da agricultura familiar nos países, além de facilitar e fortalecer as relações entre coordenadores de projetos apoiados pelo FIDA e líderes rurais afiliados à COPROFAM.
  • Foi dado início à construção de uma rede entre os projetos apoiados pelo FIDA na região do Mercosul e a proposição de uma agenda de compromissos conjunta entre FIDA e COPROFAM.

O encontro foi reconhecido como uma importante oportunidade de partilha de conhecimentos e fortalecimento da agricultura familiar na região, tratando de temas que preocupam a todos os países e reunindo representações de diferentes níveis institucionais, como governo, projetos e programas, sociedade civil, beneficiários/as e instituições de pesquisa.

 

Quem faz a experiência?

Essa é a experiência do 1° Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos FIDA no Mercosul Ampliado, que aconteceu no município de Juazeiro/BA.