[gtranslate]

B Boas Práticas na Convivência com o Semiárido

Produção Agroecológica
Produção agroecológica e comercialização

 

À esquerda, banco de sementes da comunidade; à esquerda, visitantes conhecendo ações do CASACO.

 

O que é?

Nessa experiência vamos conhecer boas práticas de convivência com o semiárido que acontecem no estado da Paraíba, através do trabalho do CASACO.

A associação é reconhecida tanto pelo protagonismo feminino e pela liderança jovem, bem como pela adoção de práticas agroecológicas como condição fundamental para participar do processo associativo.

Um dos principais aspectos de destaque da associação é seu empenho pela preservação ambiental, a defesa da agro biodiversidade, o banco de sementes e a organização da Festa da Semente da Paixão. Todas estas ações estão orientadas à convivência com o semiárido e a segurança alimentar e nutricional das famílias.

 

Onde aconteceu?

Associação de Lideranças, Organização, Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri paraibano – CASACO, fica localizada no município de Boqueirão, estado da Paraíba.

 

Como aconteceu?

Esta organização surge pelo processo de mobilização e organização social oriunda da rede de Articulação do Semiárido (ASA), associada à dinâmica e metodologia de atuação do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) na região do Cariri Paraibano. Com o passar do tempo e com o empoderamento e apropriação política por parte dos atores envolvidos, no ano de 2006 os membros da associação constituíram juridicamente a entidade.

Após muito diálogo foi formatada uma associação ligada à agricultura familiar numa dimensão regional para desenvolver ações junto às famílias agricultoras e organizações sociais. Seu principal foco de atenção é a adaptação e construção de tecnologias sociais de captação e armazenamento da água da chuva, produção agroecológica, armazenamento e comercialização de sementes, comercialização dos produtos da agricultura familiar, entre outras ações afins, orientadas por uma abordagem de convivência com o semiárido fundamentada pela agroecologia.

 

 

Como implementar?

Vamos conhecer um pouco mais da trajetória dessa associação, e entender como ela conseguiu essa organização e o desenvolvimento de práticas que são exemplo para muitos outros grupos.

Em 2008 foi constituída a Associação de Lideranças, Organização, Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri paraibano – CASACO, que atualmente possui mais de 400 pessoas envolvidas com as suas iniciativas.

A partir desse momento a associação passa a desenvolver ações em conjunto com o coletivo da ASA e seus parceiros em torno da estruturação das propriedades dos agricultores para dinamização dos processos de transição agroecológica junto ao grupo de agricultores e agricultoras experimentadoras, bem como o avanço na organização da produção, beneficiamento e comercialização através da rede de comercialização regional da tenda agroecológica do Cariri criada no ano de 2012.

Intercâmbio para conhecer as atividades do CASACO.

 

As diversificadas em prol do desenvolvimento agroecológico.

Atualmente, o CASACO realiza suas atividades tendo como base e referência algumas áreas temáticas: Agricultores e agricultoras experimentadores; Juventude camponesa; Mulheres camponesas; beneficiamento e comercialização de alimentos; Fundo Rotativo Solidário (FRS) e Criação animal.

Assim, podemos exemplificar a diversidade de suas ações através de três atividades:

1) Tenda Agroecológica: Na sede do CASACO, foi montado um ambiente para receber, armazenar e vender os produtos oriundos da agricultura familiar, principalmente de origem animal e vegetal. Uma das características é a comercialização de produtos agroecológicos e a capacidade que a organização conseguiu de passar para o cliente, uma espécie de selo de confiança e procedência dos seus produtos.

2) Propriedade Familiar: Na propriedade rural dos agricultores familiares João Batista e Socorro Cavalcante, na comunidade Bento do Município de Boqueirão, há uma experiência de agricultores experimentadores, que é o nome dado aos agricultores que experimentam as tecnologias desenvolvidas pelo CASACO e seus parceiros. No local, chama atenção a utilização e desenvolvimento de boas práticas de convivência com o semiárido. Na propriedade há experiências voltadas para o armazenamento de água de chuva, filtro de reuso de águas, fossa ecológica, barragem subterrânea, poço amazonas, criação de galinhas caipiras e suínos, com especial atenção na criação de caprinos e ovinos com a produção de queijo e leite.

3) Boas práticas Agroecológicas: Na propriedade rural localizada na comunidade Três Lagoas do agricultor familiar Antonio Augustinho, destacamos as experiências em criação de cabras de leite, ordenha dos animais e produção de queijo. No local ainda há a proposta de uma casa de sementes, chamada de ‘a casa do guardião’, um local de armazenamento, troca e preservação das sementes da paixão (sementes criolas).

Com essas ações, com destaque para as oficinas de produção de queijo, temos atividades também voltadas ao turismo rural com a valorização da troca de conhecimento. Embora a comunidade ainda não utilize dessa terminologia, as atividades tem grande potencial para o fortalecimento do turismo no local.

Como muitas outras experiências, a constituição de parcerias foi fundamental para o desenvolvimento das ações deste coletivo, a exemplo das estabelecidas com a ASA e Governo Estadual através dos projetos COOPERAR e o PROCASE.

Em 2002, através de parceria com a Articulação do Semiárido (ASA), a comunidade conseguiu apoio técnico, metodológico e experimental. Isso permitiu a inserção de novas tecnologias de convivência com o semiárido, além de capacitação dos agricultores experimentadores. Também no mesmo período, através da Prefeitura Municipal de Boqueirão, conseguem apoio para a infraestrutura e logística.

No seguinte, através do Governo da Paraíba por meio da EMATER/ EMPAER, conseguem apoio para o desenvolvimento da infraestrutura e assessoria técnica. Em 2011, pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA) conquistam apoio técnico e científico, além da realização de pesquisas e apoio pedagógico.

Por meio da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2014, recebem apoio comercial para as vendas, e cursos sobre a abertura de mercados privados. E entre os anos de 2015 a 2020, através de investimentos do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), conseguem apoio de infraestrutura e assessoria técnica.

Em 2017, através de ações da EMBRAPA, recebem mais apoio técnico e científico para produção de laticínios. O SEBRAE, em 2018, oferece apoio técnico e consultoria para melhoramento dos produtos, da venda e produção de eventos.

 

O que mudou?

Casaco é uma experiência coletiva formada por agricultores familiares reconhecidos como sendo experimentadores agroecológicos do semiárido, o qual envolve todos os membros da família em torno do desenvolvimento destas tecnologias. Com essa ideia, alguns benefícios foram alcançados pelas famílias, vejamos alguns deles:

  • O envolvimento dos jovens nas atividades de formação e integração com os coletivos da rede ASA de outras regiões e Estados do Semiárido, bem como participação nas atividades agropecuárias na propriedade.
  • Essas iniciativas influenciam direto na qualidade de vida dos associados, promovendo não só boas práticas produtivas, mas associativas.
  • A promoção de atividades com os agricultores experimentadores, permitiu a eles a chegada de equipamentos sociais que melhoram a sua qualidade de vida, a exemplo da chegada das cisternas de placas e calçadão que ampliou significativamente a segurança hídrica da família.
  • A valorização da produção de ovinos e caprinos e seus derivados ampliou a possibilidade de crescimento da renda da família a partir de novas atividades e produtos a exemplos do turismo rural, gastronomia, e corte de produtos oriundo dos caprinos e ovinos.

Em função do tempo e das tecnologias desenvolvidas, as experiências do CASACO podem ser consideradas como atividades consolidadas. O sucesso dessa experiência pode ser atribuído ao fato dos agricultores/as envolvidos/as terem contado com a realização constante, por parte do CASACO, de uma assessoria técnica, o que fez toda a diferença no desenvolvimento das ações.

 

Quem faz a experiência?

Essa é a experiência da Associação de Lideranças, Organização, Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri paraibano (CASACO), localizada no município de Boqueirão/PB.