[gtranslate]

N Notícias

Plataforma Renova Semiárido é lançada pelo FIDA e pelo INSA

18/03/2021

Lançada essa semana, a plataforma digital Renova Semiárido, foi fomentada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA – e desenvolvida pelo Instituto Nacional do Semiárido – INSA, com o objetivo de divulgar projetos de energia solar, energia eólica, biodigestores, bioágua e ecofogão. A ferramenta, que pode ser acessada em português ou inglês, também oferece um mapa interativo com a localização dos casos de sucesso, com informações, fotografias e vídeos que abarcam depoimentos reais dos beneficiários das tecnologias.

Foram incluídos, na Renova Semiárido, produtos e protótipos que utilizam energias renováveis, desenvolvidos por professores e estudantes da rede pública, como dessalinizadores e fornos solares, apresentando exemplos relevantes de uma educação voltada para o Semiárido. O espaço é destinado a produtores, agentes públicos, profissionais de órgãos de fomento, educadores, empreendedores e sociedade civil em geral, que poderão aproveitar as informações para subsidiar políticas públicas para o semiárido brasileiro e conhecer os projetos sustentáveis apoiados pelo FIDA.

Claus Reiner, Diretor de País FIDA Brasil e Chefe do Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular, destacou, durante o lançamento online da plataforma, que as soluções irão ajudar pequenos produtores rurais. “Esperamos que os agricultores, as associações de produtores e pequenas cooperativas possam encontrar, no sítio eletrônico, quais tipos de soluções são mais adequados e que comecem a instalar essas tecnologias, que não são muito complicadas, para o benefício deles”, pontuou Reiner, esperançoso de que muitas pessoas sejam alcançadas pelas informações.

Para a diretora do Insa, Mônica Tejo, a expectativa é que a nova ferramenta estimule outras iniciativas. “Estamos muito felizes em estar lançando mundialmente essa plataforma. E que ela sirva para captar cada vez mais recursos, a partir do FIDA e de outras iniciativas, e que possamos, juntos, potencializar essas tecnologias aplicadas no Semiárido brasileiro, fazendo com que a nossa missão institucional, não só do Insa, mas também interministerial, aconteça, provocando e promovendo o desenvolvimento”.

Além de ter sido desenvolvida pelo INSA, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a plataforma Renova Semiárido contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e da Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (Iacoc). A criação do instrumento teve, ainda, a parceria de outras vinte instituições, entre universidades, organizações não governamentais e governos de estados do Semiárido. Para acessar a Renova Semiárido, é só clicar no link abaixo:

Plataforma Renova Semiárido – ACESSE AQUI