[gtranslate]

VVídeos

Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina

O vídeo retrata, de forma resumida, algumas atividades do terceiro encontro dos “Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina”, que aconteceu nos estados de Pernambuco e Paraíba, em julho de 2019. O tema foi “Juventudes e Agroecologia”, reunindo jovens de semiáridos de sete países. Em formato de Caravana, o intercâmbio se dividiu entre momentos de discussão em plenária e visitas técnicas de campo, deslocando-se de Caruaru – PE a Campina Grande – PB. Durante cinco dias, jovens representantes do Brasil, Argentina, Nicarágua, Guatemala, Bolívia, Peru e Paraguai participaram das atividades que debateram sobre os desafios para o bem-viver, a convivência com os diferentes semiáridos, a organização da Juventude Rural e o papel da comunicação na articulação internacional da juventude.

Saiba mais sobre o histórico dos “Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina” e o que está sendo feito hoje, em 2021:

No início de 2018, foi consolidada a parceria entre o Semear Internacional e a Plataforma Semiáridos, por meio das organizações locais FUNDAPAZ (Argentina) e Centro Sabiá (Brasil). O plano de trabalho conjunto estabeleceu a realização intercâmbios de experiências, para 2018 e 2019, intitulados “Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina”. O primeiro intercâmbio foi realizado ainda em novembro de 2018, na região do Chaco Trinacional, na Província de Salta, Argentina, sob a temática “Acesso aos recursos naturais e Mapeamento Participativo”. Foram visitadas experiências bem-sucedidas e já sistematizadas pela FUNDAPAZ, com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.

O segundo encontro dos Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina foi realizado em maio de 2019, em Sobral, no Ceará, com o tema “Capacitação em Mapeamento Participativo”. Na ocasião, foi promovida uma capacitação teórica e prática em técnicas de mapeamento participativo, aplicada pela facilitadora Paola Marozzi Mo, com a metodologia da FUNDAPAZ, utilizada na região do Chaco Trinacional. A capacitação foi um desdobramento do primeiro Intercâmbio e permitiu ampliar o leque de construção de parcerias, incluindo o Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador – CETRA. A mesma capacitação foi realizada em El Salvador, com o apoio da Fundación Nacional para el Desarrollo (FUNDE).

O terceiro encontro dos Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina aconteceu também no Brasil, nos estados de Pernambuco e Paraíba, em julho de 2019. O tema foi “Juventudes e Agroecologia”, reunindo jovens de semiáridos de sete países. Em formato de Caravana, o intercâmbio se dividiu entre momentos de discussão em plenária e visitas técnicas de campo, deslocando-se de Caruaru – PE a Campina Grande – PB. Durante cinco dias, jovens representantes do Brasil, Argentina, Nicarágua, Guatemala, Bolívia, Peru e Paraguai participaram das atividades que debateram sobre os desafios para o bem-viver, a convivência com os diferentes semiáridos, a organização da Juventude Rural e o papel da comunicação na articulação internacional da juventude. O intercâmbio permitiu, ainda, ampliar a rede de parceiros no Brasil, somando à rede a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e o Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades – PATAC.

Atualmente, o Programa de Estágios é a nova atividade em desenvolvimento pelos “Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina”, uma marca que vem ganhando força, identidade e parceiros. Devido à pandemia de COVID-19 e à impossibilidade de trânsito internacional, a realização dos estágios deverá ser realizada no segundo semestre de 2021, após uma análise criteriosa das condições sanitárias. Conformam a Comissão Internacional de Jovens dos Semiáridos da América Latina jovens apoiados por diversas organizações parceiras da região, que se reúnem mensalmente em um plano de trabalho de pelo menos um ano, entre 2020 e 2021: Fundación Plurales, Junta Unida de Misiones (JUM) e FUNDAPAZ (Argentina), Fundación Hugo (Paraguai), Centro de Estudios Regionales para el Desarrollo de Tarija – CERDET (Bolívia); Iniciativa de Agricultura Familiar da ILC; FUNDE (El Salvador); Programa Semear Internacional; Projeto Pró-Semiárido; Centro Sabiá, Cetra, ASPTA e PATAC (Brasil).