[gtranslate]

P Publicações

Livro

Cadernetas Agroecológicas e as Mulheres do Semiárido

O livro “Cadernetas Agroecológicas e as Mulheres do Semiárido – de Mãos Dadas Fortalecendo a Agroecologia”, organizado e produzido pelo Programa Semear Internacional, apresenta os resultados do uso da metodologia da Caderneta Agroecológica nos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. Por meio dele, é possível descortinar a densa contribuição econômica das agricultoras, jogando luz naquilo que estava à sombra e contribuindo para o empoderamento feminino e a equidade de gênero.

Os dados correspondem ao período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020, quando 879 mulheres rurais do semiárido utilizaram a ferramenta. Eles estão divididos por temas, como a participação econômica das mulheres na renda mensal familiar; a construção da assistência técnica rural feminista; a divisão sexual do trabalho; e a relação dos quintais produtivos com a segurança alimentar e nutricional.

Entre as informações inéditas que são apresentadas no livro está a que aponta que as agricultoras produziram R$ 1,4 milhão durante o período analisado, sendo 41% desse total correspondente a relações socioeconômicas não monetárias. O valor médio mensal gerado por cada mulher rural é de R$350,00. Outro dado notável é o que trata da diversidade de produtos cultivados: foram registrados 1.228 itens agroecológicos, de origem vegetal e animal, que são capazes de garantir a sobrevivência das famílias rurais.