[gtranslate]

VVídeos

Observadores Comunitários 9

Chegamos ao nono vídeo da série Observadores Comunitários, em parceria com a Corporação Procasur, que cataloga as principais mudanças apontadas por jovens rurais no Brasil, durante a pandemia. São dois protagonistas do município de Urãnia (São Paulo), neste episódio: Bruno Aparecido Preto e Raiani Neves.

Na primeira parte do vídeo, Bruno explica que trabalha há 24 anos com a produção de morangos e começou a receber turistas na propriedade há sete anos. Os próprios visitantes, inclusive de outros estados e até mesmo países, fazem a colheita dos seus morangos. Em razão da pandemia, houve um aumento das vendas e, também, da procura pelas visitas, já que essa atividade é ao ar livre e a propriedade segue todos os protocolos sanitários necessários. Na avaliação de Bruno, as pessoas entenderam que essa seria uma forma de amenizar o confinamento em casa.

Já na segunda parte do vídeo, Raiani, que trabalha com a produção de uvas no Recanto das Uvas, revela que também atua com Turismo Rural e que também percebeu um aumento da demanda pela fruta e um consequente aumento da produção. Em relação às visitas, ela salienta que todas as regras de higienização estão sendo seguidas e lembra que o principal pilar das relações humanas para esse ano de pandemia deve ser a empatia.