[gtranslate]

VVídeos

Série comemorativa Cooperação Sul-Sul – episódio 1

O dia 12 de setembro foi instituído pela ONU como o Dia da Cooperação Sul-Sul. Mas você sabe o que ela significa? É uma cooperação que acontece entre países em desenvolvimento, que fazem parte do chamado Sul Global – por isso a expressão Sul-Sul. A partir de desafios comuns, esses países compartilham conhecimentos, habilidades e iniciativas de sucesso em diferentes áreas, como desenvolvimento agrícola, por exemplo. Havendo essa colaboração, é possível diminuir a dependência em relação aos países desenvolvidos, do Norte Global.

E é o que o Programa Semear Internacional, em um dos seus componentes de atuação, também ajuda a fazer, principalmente com os vizinhos da América Latina e com a África. Para o Programa, os intercâmbios internacionais são peças-chave para a transmissão e a valorização dos saberes tradicionais, fortalecendo as populações rurais. Diversos deles já foram promovidos, como os que levaram agricultores do semiárido brasileiro para difundir seus conhecimentos na Colômbia, Argentina, Bolívia, Camarões e Moçambique. E também os intercâmbios que receberam, no Brasil, visitas de Moçambique, México, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Uruguai e Peru.

Então, para celebrar essa data e ampliar essa rede, o Semear Internacional lança uma pequena série de depoimentos que mostra um pouco mais sobre os efeitos dessas experiências entre nações Sul-Sul. Abrindo a série, a voz da agricultora Célia Araújo, de Boqueirão, na Paraíba, que participou de um intercâmbio com a Colômbia, em agosto de 2019. A experiência de conhecer o trabalho dos Territórios de Aprendizagem foi tão proveitosa que ela já pensa em iniciar algo parecido na Paraíba.