[gtranslate]

N Notícias

Paraibano é destaque em novo intercâmbio com o México

24/08/2020

O representante brasileiro no webinário internacional realizado pelo Governo do México foi da Paraíba e é beneficiário do PROCASE, projeto apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA. Rivaldo dos Santos falou sobre sua experiência com práticas sustentáveis a partir do sistema produtivo agroflorestal, para uma plateia online superior a mil pessoas. A participação do agricultor faz parte dos desdobramentos resultantes do Intercâmbio Brasil – México: Agrofloresta, suas experiências e vivências, realizado ano passado pelo Programa Semear Internacional, na Paraíba, em parceria com o próprio PROCASE – Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú.

Já dessa vez, o evento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMARNAT), órgão governamental mexicano, na última sexta-feira. O objetivo do webinário foi contribuir para a busca de alternativas agroecológicas que substituam o uso de agrotóxicos, especialmente o glifosato, para que se alcance uma produção que contribua para a conservação e a preservação dos ecossistemas. Desde 2015, a Organização Mundial da Saúde classificou o glifosato, atualmente o herbicida mais utilizado do mundo, como um produto de alta periculosidade, pois se associa a danos à saúde humana, a exemplo de câncer, má formação fetal, autismo e rinopatias, assim como a danos ao meio ambiente, incluindo contaminação da água, solo e diminuição da biodiversidade.

Em sua apresentação, Rivaldo dos Santos explicou que o manejo agrícola adotado por ele é o consórcio de cultivo pela técnica agroflorestal, com cobertura verde, por meio de leguminosas, e cobertura seca, com biomassa, para a conservação do solo. Tal técnica envolve também o sistema de podas, o controle biológico e a criação de corredores ecológicos e de cercas vivas. “Essas medidas em conjunto garantem a perpetuação da propriedade e da sua capacidade de produzir. Caso contrário, você vai produzir tudo que for possível produzir na boa estação, tirar tudo do solo, e depois terá que abandonar a terra e trabalhar para terceiros”, explica ele.

O agricultor brasileiro reforçou que, com os sistemas agroflorestais, os próprios organismos vivos se retroalimentam e nutrem o solo, sem necessidade de usar agrotóxicos ou praticar queimadas. “Nosso solo está pedindo socorro e precisamos socorrê-lo, fazendo uso da agroecologia, aproveitando a inteligência da própria natureza”, alerta Rivaldo. E complementa: “os intercâmbios internacionais são muito importantes também, pois possibilitam essa troca de informações e de experiências. Eu mesmo já recebi muitos visitantes de outros países”. A propriedade do agricultor se localiza na comunidade Negra do Camará, município de Remígio, na Paraíba, e faz parte da Associação da Comunidade Negra do Camará (ACONCA), cuja principal atividade produtiva é a fruticultura.

Senhor Rivaldo, como é conhecido, contou com o suporte da equipe do PROCASE durante o webinário, como o gerente de desenvolvimento produtivo e inserção de mercado, Nicholas Lucena Queiroz, que o auxiliou na tradução para o espanhol e falou da importância da agricultura sintrópica. “O trabalho desenvolvido pelo Sr. Rivaldo só evidencia a aplicabilidade das técnicas que envolvem os sistemas agroflorestais, inclusive em pequenas propriedades, mas com grande diversidade produtiva, garantindo oferta de alimentos o ano todo.” Nicholas também destacou a importância dos intercâmbios envolvendo países da América Latina e África, que propiciaram trocas de experiências com enfoque em questões agroflorestais e agroecológicas, organização de produtores e cadeias produtivas, assistência técnica rural e sistema silvopastoril.