[gtranslate]

N Notícias

Procase e FIDA ganham destaque na CEPAL, comissão da ONU

27/05/2020

O PROCASE, projeto apoiado pelo FIDA na Paraíba, está entre os 16 casos de sucesso selecionados como mais transformadores quando o assunto é Gestão da água & combate à seca e desertificação. Isso é o que disse a CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, que realizou, na última terça-feira [26 de maio], o webinário “Big Push para a Sustentabilidade”, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global.

No evento online, Leonardo Bichara, Oficial de Programas para o Brasil, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, apresentou o estudo de caso transformador: “Aumentando a resiliência climática e combate à pobreza rural por meio de ações emergenciais de combate à seca: o caso dos sistemas agroflorestais no Procase – FIDA”.

O Oficial destacou o forte componente de ação hídrica do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – Procase, que é conjugado com ações de geração de renda e preservação ambiental. O Projeto viabilizou a segurança hídrica e alimentar de mais de 22 mil famílias no semiárido paraibano, por meio de sistemas de produção inovadores – os sistemas agroflorestais, além de poços, barragens, dessalinizadores e irrigação com fontes de energia renováveis.

Os dessalinizadores foram construídos com um custo 20% menor do que os praticados no Brasil, com um mecanismo de gestão social inovador, pelas próprias comunidades rurais.  “Os resultados diretos foram: o aumento de produção e vendas de ovinos em 60% e a melhoria nas práticas de forragem, além da diminuição nos índices de desnutrição”, comemorou o representante do FIDA, Leonardo Bichara.

Os recursos do Projeto foram financiados por meio de um contrato de empréstimo de 25 milhões de dólares entre o FIDA e o Governo da Paraíba, e contribuíram de forma destacada para o “Big Push para a Sustentabilidade” em uma das áreas de maior índice de pobreza rural do país.

Esse estudo de caso agora faz parte do “Repositório de Casos sobre o Big Push para a Sustentabilidade no Brasil”, desenvolvido pelo escritório da CEPAL no Brasil. São 66 casos, no total, incluindo os 16 casos transformadores que participaram do webinário e que farão parte de uma publicação – onde o FIDA/Procase também estará presente!