[gtranslate]

N Notícias

Jovem beneficiário do Projeto Paulo Freire é finalista de concurso internacional

16/03/2020

Gonçalo Aparecido Martins, de 24 anos, é um dos dez finalistas do Concurso de Fotografia Juventude e Desenvolvimento Rural, promovido pelo Prêmio Jovem Rural, uma iniciativa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA. O jovem é um dos beneficiários do Projeto Paulo Freire, que é desenvolvido no Ceará e é um dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil.

O rapaz e sua família, que moram na comunidade Baixa Verde, no município de Ipueiras, no Ceará, recebem assessoria técnica e investimento nas áreas de avicultura, quintal produtivo integrado e reuso de águas cinzas, ou seja, águas residuais originadas a partir de processos domésticos, como lavar roupa ou tomar banho. Também através do Paulo Freire, Gonçalo tem tido a oportunidade de participar de capacitações, oficinas, festivais, caravanas e intercâmbios voltados à juventude, sendo integrante do grupo de jovens de Araçás e Baixa Verde.

A foto de Gonçalo, que o levou à lista dos dez finalistas, mas ainda não pode ser divulgada, retrata a experiência de um grupo de jovens de sua comunidade que faz o beneficiamento do óleo de coco de babaçu para a produção de sabonetes ecológicos. Além de Gonçalo, outros quatro brasileiros estão na disputa. O FIDA buscou por imagens que mostrem jovens engajados em áreas rurais. Os três primeiros colocados terão a chance de viajar para participar da cerimônia de premiação, em junho, e de participar de um treinamento em comunicação digital.