[gtranslate]

N Notícias

Imprensa sergipana marca presença no lançamento do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo

06/02/2020

Foi oficialmente lançado ontem, dia 5, em Aracaju, o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe – Sindijor. Além da presença de boa parte da imprensa local, o evento contou com as participações de André Bomfim, Secretário de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca; Edmilson Brito, Presidente do Sindijor; Leonardo Bichara, Oficial de Programas País da Divisão da América Latina e Caribe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA; e Ruth Pucheta, Gerente de Cooperação Sul-Sul do Semear Internacional.

O concurso, promovido pelo Semear Internacional, premiará as melhores reportagens sobre os projetos apoiados pelo FIDA em onze estados do Brasil [sendo, em Sergipe, o Projeto Dom Távora, executado em parceria com o Governo do Estado]. “O prêmio vem valorizar as diversas parcerias que nosso governo promove para reduzir as desigualdades”, afirmou o Secretário André Bomfim. Já o representante do FIDA, Leonardo Bichara, destacou a importância da imprensa. “O trabalho dos jornalistas é de extrema relevância para o FIDA, pois a divulgação das boas práticas das comunidades dá visibilidade e sustentabilidade aos investimentos feitos nos Estados”, explicou ele.

André Bomfim, Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca

Leonardo Bichara, Oficial do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA

As premiações totalizam R$ 70 mil, contemplando primeiros e segundos colocados nas categorias: impresso, rádio, televisão e internet. Para Ruth Pucheta, representante do Semear Internacional, “o principal legado da iniciativa é o de valorizar a troca de saberes locais, que é capaz de transformar a realidade das pessoas”. E complementou: “daí a importância do prêmio em mostrar os trabalho inovador e resiliente dos agricultores do Semiárido Nordestino”. As inscrições de reportagens veiculadas entre 15 de janeiro e 30 de junho de 2020 deverão ser realizadas através do formulário disponível no portalsemear.org.br, entre 01 de abril e 15 de julho de 2020, com envio de material pelos Correios.

Ruth Pucheta, Gerente de Cooperação Sul-Sul do Semear Internacional

Os interessados em acessar sugestões de pauta relacionadas ao Projeto Dom Távora podem acessar o site www.seagri.se.gov.br ou enviar e-mail com dúvidas e solicitações para seagri.ascom@gmail.com. O edital do Prêmio está disponível no site do Semear Internacional http://portalsemear.org.br/wp-content/uploads/2020/01/edital_premio-jornalismo-PSI.pdf.