[gtranslate]

N Notícias

FIDA, em parceria com o Governo Federal, realiza a Rota do Mel no Piauí

03 de dezembro de 2019

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em parceira com o projeto Viva o Semiárido (PVSA) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e com o apoio do Programa Semear Internacional (PSI) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), está promovendo, em Picos, Piauí, a Rota do Mel.

O evento, que acontece nos dias 02 e 03 de dezembro, reúne apicultores e apicultoras do estado apoiados pelo PSVA para discutir e traçar, em uma oficina de planejamento, estratégias e ações para estruturar a cadeia produtiva de mel da região.

A ideia é elaborar uma carteira de projetos e formalizar um comitê gestor do polo. Dessa forma, é possível fortalecer as ações já desenvolvidas pelo PSVA no estado, que tem a cadeia produtiva do mel como um dos principais focos de ação – são 41 Planos de Investimentos Produtivos (PIPs) em apicultura, R$ 12.519.688,65 em recursos investidos e 2.789 famílias beneficiadas. Além disso, espera-se potencializar uma rede de arranjos produtivos locais (APLs) voltados à apicultura, meliponicultura e produtos das abelhas para produzir efeitos significativos ao desenvolvimento regional brasileiro.

A Rota do Mel faz parte do programa de Rotas de Integração Nacional, que atua com redes interligadas de APLs para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados. É uma estratégia do MDR para a inclusão produtiva e para o desenvolvimento de regiões atuando de acordo com diretrizes da política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

         

Para o Coordenador Geral de Sistemas Produtivos e Inovativos do MDR, Vitarque Coelho, “a cooperação com FIDA possibilitou a realização desta oficina de planejamento e, devido ao sucesso da apicultura no estado do Piauí, esperamos realizar aqui no estado, no próximo ano, a conferência nacional da Rota do Mel, para compartilhar com os demais produtores do Brasil as estratégias que têm levado o estado a alcançar resultados expressivos nesta cadeia.