[gtranslate]

N Notícias

Intercâmbio Argentina – Brasileiras apresentam realidade em suas comunidades após ações dos Projetos FIDA no Brasil

Província de Salta, Argentina – Dando continuidade a programação de visitas a comunidades rurais na zona rural do norte da Argentina, as oito brasileiras que participaram da primeira edição dos “Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina – Acesso aos recursos naturais e mapeamento participativo – Chaco Trinacional”, conheceram aldeias indígenas da região e iniciativas de acesso a terra e a agua implementadas naqueles lugares.

As brasileiras são técnicas e beneficiárias de projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, que integram a comitiva do intercâmbio formada ao todo por 40 pessoas de vários países da América Latina. Durante toda esta semana, elas conversaram com moradores da região envolvidos em um mapeamento participativo no processo de divisão de terras entre aquelas famílias.

Esta etapa do Intercâmbio também reservou um momento de apresentações para as brasileiras mostrarem o trabalho desenvolvido em suas regiões com o apoio dos projetos do FIDA no Brasil. Da Paraíba foi mostrado o trabalho das louceiras de Santa Luzia e melhoramento do trabalho daquelas mulheres. Do Ceará, a atuação de doze jovens de uma comunidade quilombola que assumiram toda a direção da associação. De Sergipe, o processo de desenvolvimento produtivo da comunidade quilombola na área de turismo de base comunitária. E do Piauí, o processo de reconhecimento de uma comunidade quilombola e acesso a terra em um assentamento.

O Intercâmbio é uma realização do FIDA, IICA, Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América e FUNDAPAZ, em parceria com a International Land Coalition e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.