[gtranslate]

P Publicações

Livro

Multiplicando saberes: compartilhando práticas agroecológicas para a convivência com o Semiárido

A cartilha Multiplicando saberes: compartilhando práticas agroecológicas para a convivência com o Semiárido reúne boas práticas de convivência com o Semiárido desenvolvidas por 14 famílias camponesas do Vale do Sabugi, Vale do Piancó e Vale das Espinharas, no Médio Sertão Paraibano.

A sistematização foi realizada por jovens comunicadores que fizeram parte do projeto Camponeses e Camponesas Multiplicando Práticas e Saberes da Convivência com o Semiárido no Médio Sertão Paraibano, executado pelo Centro Semear – Propac com apoio do Programa Semear (FIDA/IICA/AECID).

O material aborda o manejo sustentável do solo, da água, da vegetação e da criação animal no Semiárido. Entre as boas práticas compartilhadas estão o uso de pedras e plantas para o barramento do solo, técnicas de irrigação por gotejamento, raleamento de vegetação nativa e silagem e fenação.

No final da cartilha, destaque para o capítulo sobre a importância da troca de conhecimentos entre agricultores e para o perfil de jovens comunicadores populares e agricultoras e agricultores envolvidos.