[gtranslate]

N Notícias

Curso de Cooperativismo promovido pelo Semear Internacional reuniu, em Salvador-BA, 25 técnicos de projetos apoiados pelo FIDA no Brasil

Após quatro dias de oficinas e capacitações, foi encerrado na ultima sexta-feira (26), em Salvador-BA, o Curso de Capacitação em Cooperativismo Agrícola, que reuniu 25 técnicos de projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, em Salvador-BA. Com uma metodologia desenvolvida pelo Centro de Cooperativismo Uruguaio (CCU), o curso formou assessores especializados nesta temática que, agora, replicarão os conhecimentos adquiridos em seus projetos de origem.

Todos os participantes receberam certificados da comissão organizadora do evento e da coordenadora do Semear Internacional, que agradeceu o envolvimento de todos os técnicos e técnicas dos projetos que estiveram na capacitação. “Para o Semear Internacional foi muito gratificante ver que o tema foi muito bem aproveitado durante os dias de curso, e serão ainda mais úteis no cotidiano de vocês em campo”, disse.

Como parte desta metodologia, foram oferecidas oficinas ministradas pela técnica de Área Rural do Centro Cooperativista Uruguaio (CCU, Andrea Politi, que falou sobre o tema “A cooperativa agrícola, caracterização e tipos cooperativos: A estrutura de uma cooperativa. Componentes econômicos e sociais”, e o técnico de Área Rural do CCU, Hugo Licandro, que conversou com os participantes sobre planejamento em cooperativas. Ainda foi ministrada uma oficina sobre planos de negócios cooperativos, e em diversos momentos da semana, os participantes se dividiram em grupos para análise de casos reais apresentados pelos próprios técnicos.

A capacitação abordou ainda temas como empreendimentos em comum e ações associativas, critérios para a análise e avaliação de empreendimentos associativos, marco legal e tributário do cooperativismo agrícola na região Nordeste e no Brasil, estratégia do cooperativismo agrícola perante os desafios das mudanças de contexto, estratégias de fidelização e governança, entre outros.

“Tivemos uma semana muito produtiva. O conteúdo da capacitação foi muito rico e passado de uma forma bem didática. Parabenizo o Semear Internacional pela iniciativa, e agradeço ao projeto Procase em ter a oportunidade de participar desta oficina”, disse o técnico do projeto Procase, Felipe Leal.

O curso foi uma realização conjunta entre o FIDA, FIDA Mercosul, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Centro Cooperativista Uruguaio (CCU) e Semear Internacional, e reunirá técnicos dos projetos Procase (Paraíba), Viva o Semiárido (Piauí), Pró-Semiárido (Bahia), Dom Távora (Sergipe), Paulo Freire (Ceará), e Dom Helder Camara (presente em vários estados)

As aulas foram ministradas por técnicos da CCU, e consultores contratados pelo Semear Internacional.