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FIDA, em parceria com o IICA e o Banco Mundial, realizarão evento de formação em acesso a mercados em Pernambuco

Entre os dias 20 e 24 de agosto, o estado de Pernambuco será sede de um evento reunindo 20 técnicos de todos os projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil. Além de oficinas e palestras, a formação contará com visitas a comunidades rurais, cooperativas e empresas multinacionais que comercializam produtos provenientes da agricultura familiar, a exemplo dos centros de distribuição das redes Walmart e Pão de Açúcar, em Recife. O intercâmbio é uma realização do FIDA, uma agência da ONU ligada ao desenvolvimento da agricultura familiar em todo o mundo, através do programa Semear Internacional, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e Banco Mundial.

Serão visitadas a Central de Comercialização da Agricultura Familiar da CEASA-PE (CECAF); as instalações da empresa Q Delícia Frutas, que comercializa produtos da agricultura familiar; a propriedade do agricultor João Batista, no Assentamento Pitanga II, que fornece produtos in natura e semi processados para redes de supermercados e CEASA-PE; a Central de Armazenamento, Distribuição e Logística (CEHORT) do Grupo Walmart; e o Centro de Distribuição do Grupo Pão de Açúcar.

O evento também marcará o lançamento da cartilha “Principais canais de comercialização para a agricultura familiar brasileira”, produzido pelo FIDA, através dos programas Semear e Semear Internacional. Nesta publicação, direcionada a agricultores familiares, há explicações sobre as melhores formas de comercializar diferentes tipos de produtos provenientes da agricultura familiar.

“Fizemos uma compilação de diferentes canais e estratégias de como acessá-los, na tentativa de mostrar que com informação e um bom planejamento é possível conseguir êxito na comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar”, disse a coordenadora do Programa Semear Internacional e uma das redatoras da cartilha, Fabiana Viterbo.

Após o lançamento, os técnicos participarão, durante toda a semana, de oficinas com os mais variados temas, que vão desde a introdução à microeconomia e comercialização, a atividades práticas como construção de planos de comercialização, com foco em cada atividade produtiva e comercial, e que poderão ser postos em prática junto aos agricultores beneficiários dos projetos do FIDA no Brasil, com o intuito de auxiliá-los nestes processos.

Ainda faz parte da programação, rodadas de conversas com convidados como a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) Hetel Leepkaln, que falará sobre compras públicas de alimentos da agricultura familiar; e o consultor especialista do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), José Gil, que falará sobre a Lei 11.947/2009, e os desdobramentos das compras em Pernambuco e seus resultados.

Como resultado deste intercâmbio, os profissionais dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil serão capacitados para atuarem como assessores de mercado da agricultura familiar, com foco no aumento da inserção dos produtos nos mercados públicos, privados e institucionais, no desempenho dos agricultores familiares beneficiários dos projetos e suas organizações econômicas nos mercados locais, regionais, nacional e internacional.

Serão desenvolvidos conteúdos de apoio aos projetos para atuação em negócios rurais, identificadas boas experiências e práticas na área de comercialização e acesso aos mercados, além de promover a aproximação com compradores públicos e privados (match-making), a partir do levantamento de potenciais e valores dos empreendimentos apoiados pelos projetos.