[gtranslate]

N Notícias

FIDA, IICA E Semear Internacional promovem intercâmbio com jovens rurais de vários estados do Nordeste

Cerca de 30 jovens beneficiários de projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil participarão, entre os dias 28 e 30 de maio, de um curso sobre gestão social, organização, liderança e empreendedorismo voltados a juventude no campo. O evento é fruto de uma parceria entre o FIDA e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e organizado pelo programa Semear Internacional e outros projetos-FIDA.

A capacitação ocorrerá no município de São João Piauí e a coordenação local ficará a cargo do Projeto Viva o Semiárido, que é apoiado pelo FIDA no Piauí. A proposta da é estimular e desenvolver as habilidades dos jovens rurais por meio do trabalho de elementos como autoestima, plano de vida, organização em equipe, liderança, comunicação assertiva, redes de trabalho, gestão social do território, empreendedorismo, técnicas de negociação, plano de negócios e elaboração de projetos produtivos.

Durante o evento, serão oferecidos instrumentos para que os jovens vejam mais possibilidades para permanecer no campo, diminuindo o êxodo rural. Dados do Censo do IBGE mostram que a migração rural no Brasil é jovem: entre 2000 e 2010, metade dos 2 milhões de pessoas que trocaram o campo pela cidade eram jovens.  As maiores dificuldades elencadas pelos jovens rurais entrevistados na pesquisa são ligadas à educação e qualificação profissional no campo, menor acesso a serviços e questões de acesso à terra.

A metodologia aplicada na capacitação foi desenvolvida pelo IICA sob uma perspectiva regional, envolvendo os países Costa Rica, Honduras, República Dominicana e Brasil. Esta metodologia permitiu a criação de material técnico e didático com linguagem dinâmica e acessível à juventude. A partir desse método, no caso brasileiro, já foram realizadas formações de jovens rurais no sertão da Bahia, no município de Uauá, em 2016, e no semiárido cearense, no Crato, em 2017, com mais de 200 jovens capacitados.

O curso, buscando a troca de experiências, vai envolver cerca de 40 jovens beneficiários dos projetos FIDA dos estados da Paraíba, Piauí, Maranhão, Bahia e Ceará que sejam lideranças locais ou representantes de organizações sociais como associações de produtores e escolas agrícolas.

A formação no Piauí terá como facilitadores especialistas do IICA Costa Rica e Brasil, com larga experiência na temática de desenvolvimento rural sustentável e juventude rural, além de especialistas dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, que conhecem a realidade local e participam do planejamento e execução dos trabalhos com um olhar para a juventude.

Além da teoria, ao longo do curso haverá exercícios práticos em grupo para análise da aplicação do conhecimento; dinâmicas relacionadas ao conteúdo desenvolvido como forma de animação e percepção do tema ajustado à realidade; e visita de campo, para conhecer uma experiência local de trabalho com juventude rural. A ideia é habilitar os jovens rurais participantes para a multiplicação de conhecimento técnico relacionado à inclusão e participação ativa em processos da agricultura familiar.

A temática da juventude rural é uma das pautas prioritárias na agenda de trabalho do IICA. Dentro da cooperação técnica, diversos esforços já foram realizados pelo Instituto para ampliar o protagonismo dos jovens rurais e valorizar sua importância na agricultura contemporânea. No Brasil, parcerias com governos federal e estaduais, foram promovidos estudos de análises de políticas públicas; capacitações presenciais de jovens rurais; e intercâmbios e seminários internacionais de juventude rural e agricultura familiar.